terça-feira, 13 de abril de 2010

Dia Mundial do Beijo


Pois é minha gente, para quem não sabe hoje é o dia mundial do beijo!!
Uma reportagem da Sic diz:

"Rute Reizinho, psicóloga com mestrado em sexologia, explicou hoje, Dia Mundial do Beijo, que os beijos apaixonados libertam endorfinas, "substâncias químicas que proporcionam sensações de prazer, euforia, bem-estar".


Ora assim sendo vamos lá libertar as nossas endorfinas!!

"Estudos indicam que o beijo ajuda a combater a depressão", acrescentou, em declarações à Lusa, lembrando ainda que também baixa os níveis de cortisol, uma hormona envolvida na resposta ao stress: "Ou seja, vai fazer com que a pessoa fique menos stressada, mais calma".


Não percebo então porque é que aturo tanta gente com depressão, PESSOAL É SÓ BEIJAR MUITO!! Qual medicação qual quê...

A linha pode também sair beneficiada: investigações indicam que um beijo ajuda a queimar cerca de 12 calorias e ativa 29 músculos.


Se não houver cuidados, beijar pode porém fazer mal à saúde."Estima-se que através da saliva, o beijo pode ser o veículo de 250 bactérias", nota Rute Reizinho. E, por isso, origem de doenças como constipação, hepatite, tuberculose, herpes labial, mononucleose infecciosa e, se houver sangue ou feridas, sífilis.


Ora toca a lavar a boquinha e os dentinhos que já ajuda em alguma coisa, e també ninguém gosta de beijar uma boca a cheirar mal bahh


Mas os dois especialistas ouvidos pela Lusa preferem que no Dia do Beijo se lembre o melhor que ele tem.

"O beijo dá informações gustativas, olfativas, por se estar mais próximo da pessoa, táteis, pela sensação que nos deixa, visuais, quando se beija com os olhos abertos", comenta a psicóloga.

Rute Reizinho lamenta que o beijo esteja
"muito esquecido e negligenciado" numa sociedade que está a dar "muito mais valor ao sexo": "O beijo dá tanto bem-estar e prazer como um bom sexo, além de que é muito mais fácil de fazer, tanto em público, como na intimidade".


Ora... Não diria melhor...



E o que é um bom beijo? "Será com a pessoa de que se gosta, que faz ir numa viagem para uma ilha deserta e que parece que todas as pessoas desaparecem. É o teletransporte para um paraíso", responde a psicóloga.

A filematologia é a ciência que estuda o beijo.


Ainda precisam de mais razões para beijar muito?? Aproveitem o dia para exercitar esses 29 músculos :-)
Beijo
E lembrem-se que, por norma, tudo começa com um beijo....

2 comentários:

Olhos Dourados disse...

Então um beijo para ti!

Jana disse...

Obrigada Olhos Dourados, outro para ti.